segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como tirar o Passaporte





O passaporte é um documento de identidade que tem a função de atestar a sua nacionalidade e que te permite cruzar fronteiras com outros países. Tirar um passaporte é necessário caso você esteja indo viajar para um país que não faz parte do MERCOSUL.

O órgão responsável pela emissão do Passaporte no Brasil é a Policia Federal e tem um custo de emissão de R$156,07

O processo não é complicado, para emitir basta preencher um formulário no site do Polícia Federal, pagar uma Guia GRU no valor do documento e agendar uma data. No dia marcado, você deve levar:
  • Documento de Identidade válido (caso o seu nome tenha sido alterado devido a casamento deve portar também a certidão de casamento com devida averbação)
  • CPF
  • Título de Eleitor com comprovantes de votação (ou certificado de quitação eleitoral que pode ser emitido no site da Justiça Eleitoral)
  • Comprovante de pagamento da guia GRU (Guia de Recolhimento da União)
  • Apresentar passaporte anterior (se houver) sendo ele válido ou não (se não levar te cobram uma taxa extra!)
Foto não é mais necessário levar porque elas são digitais, feitas na hora.
A partir de 2006 o formato do passaporte mudou, antes era o verdinho e agora ele mudou de cor (azul) e atende a novas regras de segurança exigidas pelo MERCOSUL. No entanto muita gente acha que porque tem o modelo antigo ele não é mais válido, mas não é assim! O passaporte continua válido até a data especificada, por isso não tem problema se o seu modelo de passaporte for o antigo.
Vale lembrar também que o passaporte demora 6 dias úteis para ficar pronto contando a partir do dia agendado na Polícia Federal. Por isso não DEIXEM PARA CIMA DA HORA! Em alguns lugares e em algumas épocas os postos recebem muitos pedidos de agendamento e por isso pode demorar um pouco para que você consiga vaga.

Fiquem atentos também em relação a validade, alguns países só aceitam a sua entrada caso seu passaporte tenha no mínimo 6 meses de validade a partir da data de entrada no país, não arrisquem!
Muito importante também ter cuidado com esse documento. Perder o passaporte durante uma viagem significa dor de cabeça! Caso isso aconteça, avisem imediatamente uma autoridade local (pode ser a Polícia caso esteja no Brasil ou o Consulado ou a Embaixada do Brasil no exterior) e tomem as devidas providencias.
O documento é emitido com uma validade de 5 anos, com exceção a crianças menores de 4 anos.

Crianças menores de 18 anos precisam da presença de ambos os pais ou de autorização do juizado de menor para emitir o documento.

Depois do processo pronto é só começar a carimbá-lo e boa viagem!! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...