sábado, 30 de abril de 2011

Dinheiro no Exterior

Algumas pessoas nos perguntam sobre a melhor forma de legal dinheiro para o exterior, então hoje vamos falar sobre esse tema.


Dentre as opções de como levar $$ estão:


  • cartão de crédito
  • VTM - Visa Travel Money
  • dinheiro em espécie
  • transferência para um banco local (para quem vai ficar mais tempo e pensa em abrir uma conta em banco no país hospedeiro)
A primeira coisa que vale a pena pensar é ter mais de uma opção. Nunca viaje com apenas uma dessas opções porque imprevistos acontecem e não vale a pena passar por uma situação de aperto financeiro por causa de um cartão de crédito bloqueado, por exemplo.

Vamos citar as vantagens e desvantagens de cada um:

  • Cartão de Crédito: Primeira coisa é ver se o seu cartão é internacional e, sendo internacional, entrem em contato com o seu banco e certifiquem que o seu cartão está desbloqueado para esse serviço.
    O cartão de crédito costuma(va) ser uma opção interessante já que o câmbio costuma ser bom e muitas vezes ele te permite acumular pontos ou milhagens. No entanto, no dia 25 de março foi decretado um aumento no IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) do cartão sob compras no exterior. A taxa que era de 2,38% vai subiram para 6,38% a partir do dia 28 de abril,o que acabou deixando essa opção menos interessante. No entanto vale a pena levar um cartão mesmo que para usar menos.
  • VTM Visa Travel Money: O cartão Visa Travel Money é uma boa alternativa, já que o seu IOF é bem mais baixo 0,38% de IOF. Você carrega o seu cartão com o valor desejado, valendo o câmbio do dia da recarga, assim você sabe quantos dólares ou euros tem no seu cartão e pode utilizá-lo no exterior na função de débito em estabelecimentos ou pode sacar dinheiro com ele em caixas eletrônicos. A desvantagem é que para saque em caixa eletrônico existe uma cobrança de U$/E 2,50 (de acordo com a moeda local) e nem todos estabelecimentos aceitam o cartão.

  • Doleira
    Dinheiro em espécie: O dinheiro é uma boa opção, na verdade é fundamental viajar com dinheiro em espécie, cabe a cada um analisar a quantidade. Mesmo que você não queira levar uma quantidade grande, leve um pouco pois assim você não chega no país sem a moeda local que é sempre útil para qualquer gasto inicial! Eu acho que vale a pena levar até i,a quantidade razoável e, se você não se sente confortável por medo de perder ou qualquer outra coisa, uma boa opção são as doleiras que você coloca debaixo da roupa, prático e seguro!
  • Conta no exterior: para alguns programas de intercâmbio (principalmente aqueles que tem opção de trabalho) vale a pena abrir uma conta no exterior – busquem aquelas com menos taxas, pois provavelmente você irá realizar somente as operações básicas. No entanto fazer transferência entre contas internacionais não costuma ser uma boa opção, já que essa opção costuma exigir tempo e não tem taxas muito boas.
Isso aí galera, a dica é pensem em pelo menos duas alternativas! Não corram riscos e fiquem atentos a câmbio e ao seu perfil para saber qual a opção mais vantajosa para você.


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...