quarta-feira, 13 de abril de 2011

New York - Parte II

Isso aí viajantes, no NY Parte I falamos um pouco sobre a cidade e demos várias sugestões de compras, mas como já havíamos dito, NYC não é só compras, muito pelo contrário, é uma cidade viva e cheia de atrações.

Para começar, vale dizer que New York City é a cidade mais populosa dos EUA. Cidade tema de várias histórias, músicas e filmes, é um verdadeiro mix de nações e culturas, estima-se que existem mais de 800 línguas faladas na cidade e o legal é que ela sabe acolher essa mistura e se aproveitar disso!

Sendo NY uma das cidades mais turísticas dos EUA e do Mundo e com toda essa e mix cultural, não poderia ser diferente... NY também é um dos destinos mais procurados para quem deseja fazer intercâmbio. Por isso vamos dividir os posts falando sobre alguns pontos turísticos e depois com dicas de intercâmbio e de cursos de inglês na cidade.

Manhattan é a região mais famosa da cidade, é onde fica o centro e as principais atrações, mas NY não é só Manhattan! Cada uma das cinco regiões da cidade (Manhattan, Queen, Brooklyn, Bronx e State Island) tem o seu charme e a sua atração. Como Brooklyn que tem a exuberante ponte Brooklyn Bridge e algumas regiões em alta como Brooklyn Heights (tem uma vista linda da Lower Manhattan) e Carroll Garden (residência de várias personalidades). O Queen tem, além de outras atrações, seus shoppings e lojas famosas (veja aqui no NY Parte I), e o Bronx com seu famoso Zoo.

Bronx Zoo

Manhattan é fácil de se localizar, já que a maioria das ruas são numeradas e das avenidas também. Dentro da cidade dá para se locomover caminhando ou com transporte público, que é muito bom (NY para carros insuportável!). O metrô funciona 24h por dia, sendo que de madrugada diminui o fluxo de trem mas continua funcionado. Outra opção são os taxis que estão espalhados por toda a cidade e não são muito caros. Para o metrô, vale a pena comprar o passe diário, semanal ou mensal, de acordo com o tempo que você vai gastar na cidade. Sai mais barato comprar esses passes do que comprar passes individuais.


Dentre as áreas de Manhattan algumas imperdíveis são a região da 34st street com a 5th avenue, que é onde ficam algumas das principais lojas e o Empire State Building (uma das principais e mais populares escolas de inglês da cidade – Kaplan/Aspect- fica no 63º andar do prédio e tem uma vista linda).
Subindo um pouco, na 42th street com a Broadway fica a tão famosa Times Square! E se continuar na 5th avenue com o Central Park você encontra uma parte também top da cidade, com várias lojas grandes, incluindo a Apple Store e a Fao Schwarz que ficou famosa pelo piano no chão onde brincou o Tom Hanks no filme quero ser grande.

Tom Hanks no filme quero ser grande

Na parte mais baixa da ilha, na 14st, fica a Union Square que também tem várias lojinhas e é o começo do buchicho da parte baixa (no final de semana acontece uma feira com produtos naturais ali). Se continuar descendo você pode passar pelo Universidade de NY (NYU), depois passar pelo SoHo, que é uma região cool da cidade, onde ficam vários restaurantes e lojas badaladas. O SoHo é um passeio imperdível, principalmente no sábado ou domingo na hora do brunch (entre 11h e 17h) que as ruas ficam cheias e os restaurantes servem menus especiais, ali você pode encontrar também vários artistas! Quando fomos para NY pela primeira vez, nós trabalhamos em dois restaurantes da região, eu (Amanda) trabalhei no famoso Cipriani Downtown da West Broadway, vale a pela entrar e pedir uma belini (drink de champagne com suco de pessego) – que é a bebida famosa do restaurante; e o Paulo trabalhou no Boom, um restaurante que fica na Spring com a West Broadway, e a noite é um lugar ótimo para um jantar e aproveitar a badalação.

O SoHo fica colado na Chinatown, que é um verdadeiro passeio, lá se encontra de TUDO, desde bugigangas até as comidas mais exóticas da China. A Chinatown de NY é onde fica a maior concentração de chineses no hemisfério ocidental. - vale a pena lembrar que de Chinatown partem alguns ônibus de passeio baratos para cidades próximas como Chicago e Washington (os ônibus não são tão confortáveis porque são um pouco bagunçados)

Chinatown
Outra dica boa para as visitas aos museus, é que a maioria dos que cobram entrada possuem a opção de fazer doações ao invés de pagar a entrada regular e isso permite que você pague quanto quiser para a entrada. Ou seja, em um museu onde a entrada custa U$20,00, você pode chegar na bilheteria e falar que quer fazer uma donation e pagar somente U$2,00 (por exemplo). Normalmente isso não está divulgada na entrada, mas é só perguntar se pode fazer uma donation e então pagar o que quiser!

Um dos principais passeios da cidade é a visita a estátua da liberdade, mas se o seu tempo for curto, o $$ também e você não quiser ir até a ilha da estátua mas quer passar por perto dela, uma dica é pegar o barco (State Island Ferry) continuação do metrô que vai de Manhattan a State Island e que passa do lado da estátua. Você pode ir e voltar só para fazer umas fotinhos e chegar mais pertinho da estátua. Essa é uma boa dica para o inverno também já que ir para a ilha onde fica a estátua da liberdade costuma ser um passeio congelante nessa estação.

NY tem tudo a ver com os shows e os musicais! Uma boa opção para pagar um preço melhor para os shows é, ou comprar com uma boa antecedência (um bom site é esse: http://www.nytix.com/) ou
comprar ingressos student que são vendidos mais barato em cima da hora na bilheteria. Além da opção de comprar pelo TKTS (http://www.tdf.org/TDF_ServicePage.aspx?id=56)

Essas são as dicas low cost para quem vai a cidade!

Na última parte da série vamos falar sobre intercâmbio em NY!!

2 comentários:

  1. Olá Amanda, vim retribuir sua visita lá no meu site!! Obrigada! Viajar é tudo de bom, nao é mesmo? E vc pelo jeito, ama!!!! Adorei seu blog, muita informaçao e fotos lindas! Já estou te seguindo. Beijos e será sempre um prazer recebê-la no meu site! Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Angela!

    Obrigada pela visita! Realmente viajar é muito bom e compartilhar isso com os outros também é ótimo! =)

    Também gostei muito do seu site! As fotos estavam lindas!

    Amanda

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...