sábado, 7 de maio de 2011

Bolsa Jovens Embaixadores EUA

Olá Pessoal,

Estamos aqui hoje para divulgar mais uma oportunidade no exterior:

Abriram as inscrições para a Bolsa Jovens Embaixadores. Esse é um programa que seleciona jovens de de 15 a 18 anos, estudantes da rede pública de ensino e que estejam engajados a pelo menos um ano em algum projeto social, para fazer um intercâmbio de 3 semanas nos EUA. O programa inclui passeios, visita em projetos sociais, acolhimento em casa de família, participação em reuniões com organizações públicas e privadas, entre outras coisas.

O interessante é que o programa tem uma função de formar líderes, permite que o estudante conheça e se envolva com projetos e oferece uma boa noção sobre as relações entre diferentes países e sobre a educação intercultural.

O Jovens Embaixadores esteve em foco na mídia durante a vinda da Primeira-Dama Americana, Michelle Obama, ao Brasil que, em um de seus discursos reforçou a importância da educação e da relação entre povos. (Vejam aqui o vídeo da Michelle Obama)



A novidade é que esse ano as inscrições estão sendo feitas pelo facebook, direto na página do programa. No site da Embaixada Americana estão os detalhes e os pré-requisitos do programa. Pelo twitter oficial do programa os candidatos também podem pegar algumas dicas e tirar dúvidas. 

As inscrições vão até o dia 7 de agosto, mas vale ressaltar que sempre que vocês estiverem buscando uma bolsa ou uma vaga em um programa financiado por alguma organização, o que vale é a sua organização. 

Dica do Extern 360:
Esses programas costumam ter uma relação de documentos bem específica que pode incluir carta de recomendação, carta de apresentação, histórico escolar, entre outros documentos. Por isso é muito importante que você consiga juntar esses documentos dentro do prazo e que consiga transmitir o porque você é um bom candidato para a vaga (você já pode ir se organizando em relação aos documentos, porque mesmo que depois você acabe não precisando isso já serviu como um estudo sobre o programa). Converse com os seus professores, peça ajuda, revise suas cartas e sua apresentação. Veja bem os requisitos e procure entender o que o programa busca, para que você consiga mostrar porque você é um bom candidato.

O programa conta também com fases de seleção que incluem preenchimento de formulários, teste de inglês e visita a residência do candidato. Por isso, comece desde já a praticar o seu inglês! Opções boas para praticar são: veja filmes na língua, pratique com amigos ou pela internet, leia alguns jornais online em inglês, etc.

Caso você ainda não tenha 15 anos ou não esteja apto a participar da seleção desse ano, mas pensa em participar no próximo ano, nossa dica é comece a se preparar desde agora! Tudo bem que alguns detalhes do programa podem mudar de um ano para outro, mas de forma geral a mudança não é muito grande e algumas coisas como a língua, se engajar em trabalhos comunitários e se dedicar a escola são ótimas iniciativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...