terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval de Veneza (2)

Ciao!!

Desculpem a demora mas só agora consegui baixar as fotos do carnaval de Veneza para o computador!!

A experiência de conhecer um carnaval diferente do que conhecemos no Brasil foi bem interessante. Não gosto de comparar outros países e costumes ao nosso porque entendo que você tem que conhecer outras culturas a partir do que elas representam para o seu povo e não a partir de uma outra como base. Por isso vou tentar descrever um pouco nossa experiência dessa forma.

Bom... começando pela experiência no trem até a chegada a Veneza... foi um casino (bagunça como dizem aqui)!! Nós fomos no último domingo de carnaval na cidade (lembra que contamos que o carnaval havia começado no final de fevereiro?!) e claro várias pessoas tiveram a mesma idéia!! Por isso o trem já saiu de Bologna LOTADO, muita gente em pé no trem e um leve empurra-empurra... até aí tudo bem, certo?! Eu pensava que sim... mas o trem tinha mais umas 4 paradas em outras cidades até chegar em Veneza e em cada cidade que o trem parava a confusão ficava maior... não cabia mais ninguém e por isso o pessoal que não conseguia entrar no trem ficava p*#* (fizemos alguns vídeos da confusão). Mas o bom era que a confusão não era violenta e por isso não tivemos grandes problemas! Vale falar que existem diferentes classes no trem e também tipos diferente e claro com tarifas diferentes... nós fomos na mais barata que tinha (Regionale Veloce) por isso penso que o trem expresso (e mais caro) deveria estar um pouco melhor do que o nosso...






Assim que chegamos perto da estação já percebemos o clima do carnaval... todos animados, muita criança e muita gente mais velha também, as máscaras a venda em várias barraquinhas na cidade e muita gente fantasiada... mas conforme nos aproximamos do centro da cidade e da Praça de São Marco (Piazza di San Marco) começamos a ver a verdadeira essência do carnaval... pessoas com máscaras e fantasias lindas, super elaboradas!! Essas pessoas fantasiadas vão caminhando pela cidade e pela praça exibindo suas fantasias, param para tirar foto, fazem pose e tudo mais!!











Além desse passeio, das pessoas tirando foto e dos fantasiados se exibindo, existem os concursos, alguns eventos oficiais, bailes e também programação para crianças com teatro e música. Como nós fomos só para conhecer, ficamos pouco tempo e não queríamos gastar muito, nós não participamos desses outros eventos... mas só passeando já dá para curtir e sentir a essência do carnaval! A cidade LOTADA... as ruelas de Veneza congestionadas e os policiais organizando o “trânsito de pedestres” !! Foi uma experiência muito interessante!!

Na volta a confusão do trem não foi muito diferente mas ao contrário do que eu pensei não tinha muitos bêbados fazendo confusão! Até porque o carnaval de Veneza é bem familiar! Mas novamente trem lotado, as pessoas que não conseguia entrar ficando bravas e tudo mais... por isso a minha dica para quem quer ir de uma próxima vez é... veja bem o horário dos trens e chegue com pelo menos 20 min de antecedência!!

=**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...