quinta-feira, 3 de março de 2011

Sobre Intercâmbio!

Hoje vou atualizar a parte sobre intercâmbio e viagens...

Vou contar um pouco sobre os diferentes tipos de intercâmbio que existem e aos poucos vou contar nossa experiência com os intercâmbios que fizemos.

Primeiro... o que é intercâmbio cultural?



Como o próprio nome diz, é uma troca de culturas, língua, tradições, costumes... um intercâmbio cultural pode se dar entre países ou mesmo estados, cidades, grupos, etc... é muito vasto pensarmos em intercâmbio dessa forma.

Mas, ao mesmo tempo temos que avaliar que um intercâmbio é diferente de uma viagem normal. Em uma viagem você fica hospedado em um hotel, vai ver os pontos turísticos, jantar em restaurantes típicos mas você não tem a oportunidade de vivenciar o local da mesma forma que um intercambista!!

Vamos ser mais exatos agora. Os programas de Intercâmbio Cultural mais conhecidos atualmente são aqueles oferecidos por agências de intercâmbio especializadas. Esses programas, apesar de ter a finalidade de troca e vivência no exterior, eles costumam tem moldes, duração e atendem a grupos diferentes. Por exemplo:

Para adolescentes em idade escolar os mais famosos são: High School / Curso de Idiomas / Curso de Férias

Para universitários: Work and Travel / Curso de Idiomas (com ou sem permissão de trabalho) / Estágio / Voluntariado / Semestre acadêmico no exterior

Para jovens recém-formados ou que querem realizar seu estudo fora: Graduação / Pós-Graduação / Master / Semestre acadêmico

Para adultos: Curso de Idiomas / Curso de idiomas com módulos específicos focados para sua área de atuação

Terceira Idade: Curso de Idiomas (que podem ser conciliados com outras atividades)

Bom... acho que já deu para entender que temos muito para abordar!! O tema é vasto e as oportunidades também!!

Mas esse primeiro post foi para introduzir o tema e aos poucos vamos explicando um pouco mais sobre isso!!

Vale no entanto chamar atenção a importância de estar bem preparado, saber bem sobre o seu programa, entrar em contato com agências sérias e reconhecidas (existem muitas no mercado... como dica, os nossos foram realizados pela BEX de Brasília) e se certifiquem que a agência é reconhecida pela BELTA (Brazilian Educational & Language Travel Association) !!



Boa Viagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...