sexta-feira, 18 de março de 2011

Crises X Intercâmbio

Hoje vamos falar de um tema delicado... intercâmbio e crises.



Li nessa semana duas reportagens falando sobre intercambistas que estão/ ou que tem viagem marcada para o Japão.

Uma das reportagens falava sobre um grupo de estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que vão fazer intercâmbio no Japão e outra fala sobre 3 intercambistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que já estão no país.

Existem também casos no qual a crise não é decorrente de um fenômeno natural como quando fizemos um intercâmbio para a Inglaterra em 2007 e o medo era a crise econômica, como iriamos procurar emprego para cobrir os gastos da viagem a dúvida era se encontraríamos emprego e um grupo que estava indo de Work and Travel para os EUA também ficou nessa situação.

Esse é um tema que sempre que algum país sofre uma crise se reacende. Afinal, o que fazer? Cancelar a viagem? Adiar? Ir mesmo assim?

Creio que essa é uma questão muito particular, no final quem tem que decidir o que fazer é o próprio intecambista, mas vale a pena levar em consideração algumas coisas:

- Esteja bem atualizado sobre o lugar exato no qual você vai fazer o intercâmbio, converse com os locais, saiba as reais condições sobre a cidade e o estado que você pretende ir. A mídia é um meio interessante, mas não é bom ter ela como o único meio de informação, pois muitas vezes as reportagens falam do país de forma geral, quando na verdade o problema se concentra em um determinado local.

- Outra consideração diz respeito ao significado do seu intercâmbio, você está indo para vivenciar a cultura, a língua, os hábitos (e as dificuldades) de um outro país ou não quer ir tão a fundo?

- Vale também analisar qual é o seu intercâmbio (universitário, curso de idiomas, work and travel...) ver as condições do programa, se essas condições são compatíveis com a situação do país e a possibilidade de adiar sem precisar cancelar.

- Entre em contato com os órgãos oficiais e, se for o caso, com a sua agência de intercâmbio, veja qual é a recomendação. Eles tem uma responsabilidade grande com estudantes internacionais e devem dar informações sobre a segurança em determinados casos.

Acho que vale a pena pensar sobre essas questões, mas sempre lembrando: crise é crise! E mesmo que a decisão final seja partir para a sua viagem, esteja aberto para encarar possíveis tensões.

E vocês, o que fariam nesses casos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...