quinta-feira, 7 de abril de 2011

Agências de Intercâmbio - Dicas

Já que o assunto aqui é intercâmbio vamos falar um pouco sobre as agências de intercâmbio! Afinal, como escolher a sua agência? Para que elas servem? Como garantir a qualidade de uma agência?

Primeiro vamos a função de uma agência de intercâmbio! Uma agência de intercâmbio funciona como uma interlocutora entre você e a escola ou a empresa que oferece o programa de intercâmbio que você deseja realizar. O legal de escolher fazer alguns pacotes via agência é a segurança, comodidade e a facilidade. Atualmente existem vários tipo de programa de intercâmbio, com várias opções de curso, cidade, duração, acomodação, escolas e preços. Uma boa forma de filtrar isso todo esse aglomerado de informação e pesquisar, comece conversando com amigos, porém saiba filtrar aquilo que seu amigo diz, muitas vezes o intercâmbio depende mais do intercambista do que da   agencia ou do programa, se informar com conhecidos e na internet, é indo em uma agência. As agências possuem várias informações que permitem te ajudar a encontrar alguma coisa que se encaixe no seu perfil, uma boa dica é conferir se o funcionário da agência já participou de algum intercâmbio, assim você vai acumular ainda mais informação.

Um outro motivo muito importante para se fechar um intercâmbio  com uma agencia é o fato de que o processo contratual (dependendo do intercâmbio) vai ser em português e no final você vai ter um contrato com a escola ou instituição do seu programa, além do contrato em português assistido pelas leis do consumidor brasileiro com a sua agência que é sempre uma segurança a mais. 
Vale lembrar também que ter uma relação boa com o seu agente de intercâmbio é sempre um "plus", agências que te permitam entrar em contato em caso de uma situação de duvidas, emergência e problemas em geral, tem um grande valor para o intercambista!

A agência costuma oferecer diversos serviços complementares que podem ajudar no seu processo também, como seguro-saúde, emissão de carteirinha de estudante, compra de passagem (dependendo da sua idade e da duração do seu curso a passagem pode ser em uma tarifa de estudante que é um pouco mais baixa do que a regular) e escolha de acomodação e inclusive assistência de especialistas e psicólogos, para que o choque cultural não seja um problema, mas sim o fermento do seu aprendizado.

Ok, passamos pela finalidade de uma agência de intercâmbio e vamos para como escolher a sua agência! Primeiro é importante explicar que o Brasil possui um órgão regulamentador das agência de intercâmbio, esse órgão se chama BELTA - Brazilian Educational & Language Travel Association. Então se uma agência de intercâmbio é associada a BELTA isso que dizer que ela segue as normas e padrões de qualidade exigidos pelo órgão e isso te garante que é uma empresa confiável.

Outro fator importante na escolha da sua agência diz respeito a qualidade de informações que ela te passa e que te permita entender e escolher bem o seu programa! Intercâmbio particulares costumam envolver um custo razoavelmente alto, além do investimento de tempo, e para garantir que a qualidade desse investimento você precisa ter boas informações e um bom conhecimento sobre o seu programa.

Pegar contatos de quem já fez intercâmbio também é interessante, já que quem já participou pode te dar dicas sobre situações que você poderia 'passar batido' antes de embarcar!

Para ajudar um pouco, fizemos um quadro com algumas das principais agência de intercâmbio do Brasil, mostrando qual o diferencial de cada uma, onde elas se encontram e os serviços que oferecem!

BEX – Brazilian Exchange
Cidades: Acarajú, Brasília, Campinas, Fortaleza, João Pessoa, Londrina, Niterói, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo
Membro da BELTA

STB - Student Travel Bureau
Cidades: Presente em 20 estados
Unidades Internacionais: Austrália e Nova Zelândia
Membro da BELTA

CI – Central do Intercâmbio
Cidades: Presente em 21 estados
Membro da BELTA

Experimento
Membro da BELTA

World Study
Cidades: Presente em 10 estados (AM, DF, ES, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e SP)
Membro da BELTA

EF – Education First
Cidades: São Paulo, Campinas, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Vitória
Internacional: possui escolas e escritórios em 50 países
Membro da BELTA

Isso aí pessoal, espero que ajude!! Qualquer dúvida pode escrever!

Você já teve em contatos com agência de Intercâmbio? Escreve contando a sua experiência!

4 comentários:

  1. Muito elucidativo este teste. Parabéns Amanda.
    Gostaria de levantar uma questão.
    Possuo cidadania Portuguesa, bem como os documentos necessários para viajar pelos países membros da UE (passaporte e bilhete de identidade).
    Estou planejando estudar inglês em 2012 e gostaria de saber se há, de fato, necessidade de contratar uma agencia de intercâmbio.
    Estou usando minha econômias para realizar este investimento fora do Brasil e minha espectativa é poder estudar e trabalhar (para me sustentar) no mínimo durante 1 ano.
    Penso em fazer tudo sozinho, sem envolver uma agencia de intercâmbio. É um equívoco pensar assim?
    Aqui no Rio de Janeiro, o valor cobrado pelas agencias que visitei está muito acima do valor que eu gastaria sem envolvê-las.
    Enfim, gostaria de ir para algum país da UE em que pudesse aprender Inglês (obter fluência) e trabalhar para sustentar moradia e comida.
    Tenho 29 anos e não sou chegado a baladas.
    Sou extremamente caseiro.
    Seria possível deizar alguma dica?
    Parabéns pelo blog e muito obrigado por compartilhar informações.
    Take care!
    FHCL

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio,
    Como a gente disse no post, as agências de intercâmbio servem como um intermediário entre você e a escola de inglês. Envolver uma agência não é a única opção, você pode organizar seu intercâmbio por conta própria, mas isso requer um maior cuidado e estudo sobre o lugar, a escola, as opções, melhor custo-beneficio...

    O fato de você já possuir passaporte europeu te ajuda, já que se a opção for um país da Europa você não precisa tirar visto e ele te dá a possibilidade de trabalho, já que com o passaporte você tem todos os direitos de qualquer outro local!
    O que vale é estar bem informado, para aos poucos ir fechando uma idéia... qual país, quanto tempo, onde ficar, que escola escolher...

    Faz assim, manda um e-mail pra gente que podemos te dar uma ajuda mais completa de acordo com o que você está pensando! extern360@gmail.com

    Obrigada por participar e espero ter ajudado! =)

    Amanda

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda...
    Puxa, obrigado por responder meu comentário.
    Anotei o e-mail e em breve enviarei uma manesagem.
    Sim!!!! O blog de vocês tem ajudado muito!
    Muito mesmo!

    Fábio Henrique

    ResponderExcluir
  4. Excelente post, quero desejar parabéns aos autores pelo ótimo trabalho!

    Boa sorte em tudo que fizerem!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...