sexta-feira, 25 de março de 2011

Intercâmbio e Sustentabilidade

Hoje vou falar de um tema que tem estado em foco e tem me feito pensar muito... sustentabilidade!

Afinal, que atitudes podemos tomar em prol da sustentabilidade? E em relação a uma viagem e um intercâmbio?

Primeira coisa que eu acho interessante citar (aqui um pouco como experiência pessoal) e um tópico que eu gostaria de me estender em uma próxima oportunidade, diz respeito ao fato de que muitas cidades na Europa, nos EUA e na Oceania, tem um sistema de transporte público muito bom!
Já vi pessoas reclamando um pouco de algumas cidades, mas de forma geral dá para se locomover bem sem precisar de carro, e alem disso a maioria dos ônibus é movido a eletricidade ou com bio combustíveis, sem contar com as linhas férreas que poluem muito pouco!! 



Basta conhecer um pouco o funcionamento do transporte público, ficar por dentro das rotas e se informar sobre as tarifas (se tem a opção/se vale a pena comprar um passe semanal ou mensal, quais as rotas, o que o passe abrange...)



Além do transporte público, outra atitude muita difundida em algumas cidades é o uso de bicicleta. Na Europa, principalmente nas regiões centrais das cidades, a bicicleta costuma ser respeitada e muito útil (ela é usada como um meio de transporte inclusive por pessoas da terceira idade). Também é verdade que algumas cidades do Brasil adotam sistemas parecidos, inclusive na Universidade de Brasília-UnB onde o sistema esta sendo implantado para locomoção dentro do campus. Mas já que em um intercâmbio vale experimentar experiências novas, porque não adotar um hábito que você não adotava no Brasil (seja por falta de tempo ou por força do hábito)



Um passeio a pé ou de bicicleta é uma ótima forma de conhecer novos lugares, descobrir ruas e regiões que não necessariamente aparecem nos guias de viagem!

Outra atitude muito interessante que vi esses dias, do pessoal do Blog 1000dias foi que eles calcularam por um site a taxa de emissão de gases de efeito estufa da viagem deles e fizeram a neutralização desses gases através do plantio de árvores (um serviço que alguns sites como esse que eles usaram oferece).

Nesses últimos dias aqui em Bologna vi no site do jornal Correio Braziliense uma enquete sobre o melhor documentário brasileiro, e entre eles havia um filme que eu ainda não tinha visto, o Lixo Extraordinário, que conta a história de um artista brasileiro que faz sua arte com o lixo. E me toquei para outra coisa... aqui na nossa casa em Bologna nós fazemos uma coleta seletiva dividida entre papeis, plástico, vidros e alumínio, e outro para materiais orgânicos, é uma prática muito difundida... existem vários latões de lixo espalhados pela cidade e em cada um está escrito qual o lixo que deve ser coletado ali. As pessoas pegam seus sacos de lixo e levam cada um para o latão certo!! Percebi que essa pequena atitude pode fazer uma diferença muito grande, e acho uma pena que o sistema ainda não tenha sido implantado definitivamente no Brasil. Porém percebi que mesmo sem a coleta seletiva, dentro do lixão esse lixo acaba sendo selecionado, ai eu pensei: por que não separar o lixo? Se na sua região ou na sua cidade não tiver coleta fácil, basta colocar cada material em um saco mesmo que seja levado pelo mesmo caminhão!



Além disso vejo aqui na Itália uma idéia que já é bem difundida bem como em outros países da Europa que são as casas inteligentes, com painéis solares que giram de acordo com o sol.

Ficam aí algumas dicas, afinal porque não aproveitar um intercâmbio para nos tornarmos pessoas mais ecológicas? Já que com essa experiência aprendemos e nos sensibilizamos para tantos assuntos!

3 comentários:

  1. Amandinha - o cidadão do futuro é ético, intercultural e ecológico! Na verdade, tudo isso está interligado e bastante relacionado! Resta saber o que está sendo feito p/ formar estes cidadãos do futuro?!?!
    Parabéns pelo post!
    Beijos grdes para vc e Paulo!
    Nat
    www.bexcultural.blogspot.com
    www.bex.tur.br

    ResponderExcluir
  2. MEUS QUERIDOS!
    Fiquei orgulhoso de vcs dois! nao tem ideia.
    Me identifiquei em muitos relatos, lembrancas!
    Me tirou sorrisos, saudades! Algumas influencias que eu cultivei com vcs! irmaos! Vamos fazer este sonho virar realidade! BUMMMMMMMM
    Vcs sabem que tenho a mesma cabeça que vcs neste sentidos!
    Mas eu quiz conhecer alguns extremos,vcs estavam comigo nestes sonhos! No futuro, estar perto de vcs dois sera maravilhoso!
    AMO VCS

    ResponderExcluir
  3. E o Gustavote com este email, pois nao tenho conta google!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...