quinta-feira, 21 de abril de 2011

Desmistificando o Intercâmbio


Durante todo o tempo em que estivemos envolvidos com o intercâmbio sempre escutamos amigos, conhecidos, desconhecidos e curiosos falarem que gostariam de fazer um intercâmbio mas que aquilo não era pra eles! Aí vinham as desculpas que iam desde o preço alto dos pacotes até a falta de tempo.
Por isso vamos hoje falar sobre os mitos de um intercâmbio, quebrar esse paradigma que pensa que atualmente fazer um intercâmbio é uma oportunidade para poucos.

Primeiro mito: Preço
Quanto custa um intercâmbio?
Essa pergunta é muito ampla, como já explicamos em um post anterior, existem vários tipos de intercâmbio, por exemplo High School, Work and Travel, cursos de línguas e por aí vai... por isso, assim como os tipos de intercâmbio, e os preços também são diferentes. Mas o que queremos dizer aqui é que existem tipos de programas para todos os bolsos, alguns que exigem de um investimento financeiro maior como existe também intercâmbio mais barato.
Algumas possibilidades mais em conta são os programas com possibilidade de trabalho, bolsas de estudo e organizações como a AISEC que oferecem um colocação em empresas no exterior, mas que para participar você precisa pagar uma pequena taxa. No caso dos cursos de línguas o preço é proporcional ao tempo, quanto maior o tempo do curso e da acomodaçao, maior o preço.

Vale lembrar que intercâmbio é bem mais do que ir estudar em um outro país, o intercâmbio é a troca de informações e estímulos entre o meio social-cultural e você.
Voce já parou pra pensar que pode fazer um intercâmbio sem sair de casa? Existem programas que possibilitam receber pessoas de outros países na sua casa, com isso você pode aprender e vivenciar outra cultura diretamente com um nativo!


Segundo mito: Tempo
Quanto tempo você precisa dispor para fazer um intercâmbio?
O tempo também é variável! Se você já fala inglês, mas precisa aperfeiçoar o idioma e só tem 3 semanas? Tá bom! 3 semanas já são suficiente para fazer um curso no exterior.
Quer aproveitar as férias da Universidade? Porque não fazer um Work and Travel!
A questão do tempo também tem que estar sempre numa balança, muitas pessoas temem atrasar um estudo no Brasil ou não querem pedir uma licença do trabalho. Porém se você parar pra pensar que o intercâmbio está relacionado a sua formação e que esse será um diferencial valorizado no mercado de trabalho, sem contra o seu crescimento pessoal, pode valer a pena se licenciar de um emprego para ter uma experiência e melhorar o currículo. Eu mesmo já fiz isso, pedi uma licença de 5 meses da escola que trabalhava para fazer um curso de inglês na Inglaterra e quando voltei ao Brasil acabei voltando para o meu emprego sem nenhum problema!
Outro relato interessante é do pessoal do blog quatro cantos do mundo, que deixaram um bom emprego no Brasil para realizar uma viagem ao redor do mundo e quando voltaram também conseguiram se reinserir no mercado de trabalho.
(claro que isso é relativo e cabe a cada um avaliar o que vale mais a pena.)


Terceiro Mito: Idade
Atualmente o intercâmbio está muito difundido e exitem diversas possibilidades. Intercâmbio de famílias com crianças, curso de férias para adolescentes, High School para quem está cursando o ensino médio, Work and Travel para universitários, cursos para adultos e programas específicos para terceira idade, entre tantas outras opções!
Por isso não existe idade para fazer um intercâmbio! O que vale é estar com a cabeça aberta para aproveitar cada momento!


Lembrem-se que as possibilidades estão aí para todos! Cabe a cada um se organizar e se informar para tirar do seu intercâmbio o melhor aprendizado e experiência possível!


Comentem! 

2 comentários:

  1. Olá, Paulo!

    Obrigada pelo comentário lá no MalaPronta.com! Muito bom o seu blog, sucesso pra vcs! :)
    Abraços,

    Samantha

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a dica de voces.
    Nao sabia que o intercambio abrangesse todas as idades.
    Feliz Pascoa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...